terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Envelhecimento Saudável

Confira!

Direito dos Idosos....


Com a promulgação do Estatuto do Idoso, lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003, considera idoso para efeitos desta lei, pessoa acima de 60 anos. O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes a pessoa humana. É assegurado por lei, a garantia de acesso aos direitos sociais.

Segundo o Estatuto, no seu art.3º, o idoso tem direito:
I- atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;
II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas
III – destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;
IV – viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações;
V – priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;
VI – capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos;
VII – estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento
VIII – garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.
Para saber mais você pode acessar o Estatuto:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.741.htm

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dica do Dia:

Conferência Mundial de Serviço Social

Data: 08/07/2012
Local: Feira Internacional de Estocolmo, Estocolmo.
País: Suécia
Tema: Serviço Social e Desenvolvimento Social
Maiores Informações:

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dica da Semana:


XX Seminário Latino Americano de Escolas de Serviço Social

    Local: Córdoba /Argentina
    Data: 24/09/12
    Tipo de Evento: Seminário
    Entidade Promotora: Não há informação
    Inscrições: até 29 de fevereiro de 2012
    Custo: Diversos valores
    Maiores Informações: http://www.ts.ucr.ac.cr/slets-20.htm

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Roda de Conversa...


O Conselho de Serviço Social do RS promove  no dia 18 de janeiro de 2012, uma Roda de Conversa para discutir sobre a política de drogas.

Para maiores informações acesse: 

domingo, 15 de janeiro de 2012

Dica do Dia:

Pós Graduação gratuita na Ufrgs sobre Ética e Direitos Humanos.

Acesse:www.ufrgs.br/faced/especializacao/edh/

Envelhecimento um Fenômeno Mundial...



        O envelhecimento, considerado anos atrás como fenômeno, hoje já faz parte da realidade da maioria dos países em desenvolvimento, como o Brasil. O envelhecimento populacional é uma resposta à mudança de alguns indicadores de saúde, especialmente a queda da mortalidade e fecundidade, os avanços tecnológicos em saúde como vacinas e antibióticos, e o aumento da expectativa de vida. Este processo, pelo qual o mundo está passando não é homogêneo, depende das condições de vida, como: renda, local de moradia, acesso á saúde, saneamento básico, alimentação, etnia, entre outros.

           Sem dúvida, a longevidade é um avanço. No entanto há diferenças, entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento, como o Brasil. Nos países desenvolvidos, o envelhecimento ocorreu associado às melhorias nas condições gerais de vida da população. Já nos países em desenvolvimento, este processo, acontece de forma mais rápida, sem muito tempo para uma reorganização social e da área da saúde.
        Nesse sentido, estima-se, no Brasil , que nos próximos vinte anos, a população de idosos poderá alcançar e até mesmo ultrapassar a cifra de 30 milhões de pessoas, totalizando 13% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano 2000. Certamente, a longevidade é um avanço, mas trás com ela desafios para os serviços públicos como saúde, e previdência social.

Para saber mais pode acessar o meu artigo, no link produções.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Reconhecimento dos Direitos das Crianças e Adolescentes


A partir da Constituição de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), as crianças e os adolescentes brasileiros, passaram a ser considerados sujeitos de direitos, em condição peculiar de pessoas em desenvolvimento, a quem se deve assegurar prioridade absoluta na formulação de políticas públicas e destinação privilegiada de recursos nas dotações orçamentárias das diversas instâncias político-administrativas do País.




sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O que são os Direitos Sociais?


     São aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado intervenções na ordem social segundo critérios de justiça distributiva. Os direitos sociais do homem consistem em: o direito à vida, direito à igualdade do homem e da mulher; direito a uma educação digna do homem; direito de imigração e de emigração; direito de livre escolha para aderir às diversas associações econômicas, políticas, e culturais.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Serviço Social na Educação

Reprodução da imagem da cartilha 2001 
Foi disponibilizada no site do CFESS a cartilha Serviço Social na Educação, com o intuito de subsidiar a prática profissional dos assistentes sociais que trabalham com esta temática. Confira!

http://www.cfess.org.br/noticias_res.php?id=733

Conferência Estadual de Saúde em Tramandaí...

De 01 a 04/09/11 ocorreu no município de Tramandaí-RS, a 6ºConf.de Saúde do Estado do RS.Fui membro da comissão de relatória. Fui relatora.