domingo, 15 de janeiro de 2012

Envelhecimento um Fenômeno Mundial...



        O envelhecimento, considerado anos atrás como fenômeno, hoje já faz parte da realidade da maioria dos países em desenvolvimento, como o Brasil. O envelhecimento populacional é uma resposta à mudança de alguns indicadores de saúde, especialmente a queda da mortalidade e fecundidade, os avanços tecnológicos em saúde como vacinas e antibióticos, e o aumento da expectativa de vida. Este processo, pelo qual o mundo está passando não é homogêneo, depende das condições de vida, como: renda, local de moradia, acesso á saúde, saneamento básico, alimentação, etnia, entre outros.

           Sem dúvida, a longevidade é um avanço. No entanto há diferenças, entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento, como o Brasil. Nos países desenvolvidos, o envelhecimento ocorreu associado às melhorias nas condições gerais de vida da população. Já nos países em desenvolvimento, este processo, acontece de forma mais rápida, sem muito tempo para uma reorganização social e da área da saúde.
        Nesse sentido, estima-se, no Brasil , que nos próximos vinte anos, a população de idosos poderá alcançar e até mesmo ultrapassar a cifra de 30 milhões de pessoas, totalizando 13% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano 2000. Certamente, a longevidade é um avanço, mas trás com ela desafios para os serviços públicos como saúde, e previdência social.

Para saber mais pode acessar o meu artigo, no link produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário